Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado em um subúrbio à 20km sudeste do Distrito Comercial e de Negócios de Sydney. Os clientes queriam uma casa adicional na parte posterior de uma habitação existente, entre dois pátios e um sobrado; deveria ter alguma conexão com o pátio existente e utilizar do sol do norte. Para isso, foi incorporado um pátio frontal à nova casa além de aplicar grandes áreas envidraçadas na orientação norte do projeto, que permitiria a entrada do sol nas áreas de estar.
O conceito do projeto começou com um bloco que foi manipulado em sua implantação com algumas protuberâncias e reentrâncias. O uso da cor preta acrescentou outra camada ao projeto e foi utilizada para representar programa e função. Isso permitiu a criação de um espaço interessante e borrar a linha entre piso, parede e teto. Os materiais em preto dão a impressão de se projetarem em superfícies diferentes, criando movimento no edifício.
O movimento na fachada começa com uma profunda extrusão que atua como entrada principal se abrindo ao pátio, enquanto também proporciona sombra para o sol da tarde. Esse movimento então se projeta para conformar um mobiliário que permite deitar, para então recuar em um movimento que cria um banco externo.
A distribuição da casa possui as áreas de estar abertas ao pátio e a cozinha com vistas dessa área, com os outros programas que se ramificam a partir de uma circulação central deste espaço. Os dois escritórios são desconexos das áreas principais a pedido dos clientes, pois queriam separar as áreas de trabalho daquelas da casa.
A construção é termicamente eficiente, alcançado principalmente através do uso de materiais. A construção possui duas camadas de isolamento, lã de vidro e placas de Poliestireno Expandido EPS, e aço Colorbond Lysaght, que fornecem uma superfície altamente reflexiva. O beiral profundo na fachada frontal elimina o sol da tarde e as janelas de vidros duplos de uPVC conferem boas propriedades térmicas.
De maneira geral, o projeto cria um notável contraste em seu entorno, criando um objeto escultórico que parece ter sido secionado e aberto à seus requerimentos programáticos. O movimento da fachada foi alcançado e reforçado através de contrastes e foi conformado pelo programa e funções.
Descrição do Produto. Os painéis externos Lysaght permitiram criar a sensação de movimento da fachada ao invés de um monótono bloco. Dentre os conceitos do projeto estava manter o exterior com ares minimalistas para então cortá-lo evidenciando uma sensação calorosa e texturizada de madeira enquanto permite-se um grande contraste entre os elementos em preto que refletem o programa e função. A escolha do aço como envoltória externa também proporciona uma sensação contemporânea ao projeto e adiciona um alto grau de reflexão do sol, permitindo um conforto térmico maior para o usuário.